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Tipo: Tese
Título: As arquitetônicas sertanejas da ficção de João Guimarães Rosa
Autor(es): Sousa, Harlon Homem de Lacerda
Orientador: Peloggio, Marcelo Almeida
Palavras-chave: Rosa, Guimaraes, 1908-1967 - Critica e interpretação;;Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975- Critica e interpretação;Dialogismo (Análise literária);Literatura brasileira - Critica e interpretação
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, Harlon Homem de Lacerda. As arquitetônicas sertanejas da ficção de João Guimarães Rosa. 2018. 316f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: As arquitetônicas sertanejas da ficção de João Guimarães Rosa são as categorias que dimensionam essa ficção como um novo gênero narrativo criado, construído e realizado nos sete livros que a compõem. A finalidade deste trabalho é de apresentar um conjunto de reflexões e discussões para fundamentar a hipótese basilar de releitura da obra rosiana a partir do pensamento teórico-filosófico de Mikhail Bakhtin e de redimensionar a teoria bakhtiniana a partir da literatura de Rosa. A tese se apresenta dividida em duas partes, sendo a primeira de apresentação e discussão da fortuna crítica e das categorias teóricas que servem de anteparo para a segunda parte, a análise da ficção de Guimarães Rosa. Cada discussão está ligada através de reflexões filosóficas e críticas para o estabelecimento e confirmação da hipótese materializada na questão: como a fortuna crítica rosiana pensa o sentido estético e ético da forma literária de João Guimarães Rosa? As respostas são direcionadas e redirecionadas em cada um dos quatro capítulos da primeira parte e demonstradas nos quatro capítulos da segunda parte. Além da teoria bakhtiniana, vários pensadores da Literatura, da Filosofia, da Estética e da Cultura surgem ao longo do trabalho a fim de alicerçar e estabelecer as linhas de argumentação principais da tese: os conceitos de Weltanschauung e de Arquitetônica para definição da ficção rosiana como um novo gênero literário, que está nomeado aqui como narrativa arquitetônica.
Abstract: The sertanejas architectonics of the fiction of João Guimarães Rosa are the categories that dimension this fiction as a new narrative genre created, constructed and realized in the seven books that compose it. The purpose of this work is to present a set of reflections and discussions to support the basic hypothesis of re-reading the Rosian work from the theoretical-philosophical thought of Mikhail Bakhtin and to reshape the Bakhtinian theory from Rosa's literature. The thesis presents itself in two parts being the first one of presentation and discussion of the critical fortune and of the theoretical categories that serve as a screen for the second part, the analysis of the fiction of Guimarães Rosa. Each discussion is linked through philosophical and critical reflections to the establishment and confirmation of the hypothesis materialized in the question: how does Rosa's critical fortune think the aesthetic and ethical sense of the literary form of João Guimarães Rosa? The answers are directed and redirected in each of the four chapters of the first part and demonstrated in the four chapters of part two. In addition to the Bakhtinian theory, several thinkers of Literature, Philosophy, Aesthetics and Culture emerge throughout the work in order to base and establish the main lines of argument of the thesis: the concepts of Weltanschauung and Architectonic for the definition of Rosa‘s fiction as a new literary genre, which is named here as architectonic narrative.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38759
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