Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38749
Tipo: TCC
Título: Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
Autor(es): Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
Orientador: Machado, Diego de Queiroz
Palavras-chave: Dimensões do consumo sustentável;Alimentação saudável;Comportamento do consumidor
Data do documento: 2018
Citação: CIDADE, Noelle Rigel de Oliveira. Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: Pretende-se com esta pesquisa, analisar como os consumidores compreendem o conceito de alimentação saudável para, assim, identificar as principais características do comportamento do consumidor de alimentos saudáveis no que se refere às dimensões do consumo sustentável: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade. No que concerne aos aspectos metodológicos da pesquisa, esta classifica-se como exploratória e de abordagem qualitativa, e para alcançar os resultados, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que indivíduos com hábitos alimentares saudáveis são sensíveis às questões em torno do consumo sustentável, mesmo que não estejam por completo conscientes sobre os impactos ambientais causados por suas ações. Ademais, apesar da sensibilidade, comprovou-se que algumas das dimensões ainda possuem barreiras a serem vencidas. Os entrevistados sinalizaram ser positivos principalmente em relação ao uso de embalagens recicláveis e reconhecem a boa postura de empresas com apelo ambiental; quanto à economia de recursos, todos os entrevistados afirmaram controlar o consumo de água e energia elétrica. A dimensão da reciclagem foia mais deficiente, nem todos es respondentes citaram realizar a separação efetiva de materiais; e por fim, a frugalidade apresentou-se por meio da reutilização de objetos e a compra de produtos usados, principalmente.
Abstract: The aim of this research is to analyze how consumers understand the concept of healthy food in order to identify the main characteristics of the behavior of the consumer of healthy foods with regard to the dimensions of sustainable consumption: ecological awareness, resource saving, recycling and frugality. As far as the methodological aspects of the research are concerned, it is classified as exploratory and of a qualitative approach, and in order to achieve the results, semi-structured interviews were carried out. The results obtained indicate that individuals with healthy eating habits are sensitive to the issues surrounding sustainable consumption, even if they are not fully aware of the environmental impacts caused by their actions. In addition, despite the sensitivity, it was verified that some of the dimensions still have barriers to be overcome. The respondents indicated that they were positive mainly regarding the use of recyclable packaging and recognized the good posture of companies with environmental appeal; in terms of resource saving, all respondents said they controlled water and electricity consumption. The size of the recycling was the most deficient, nor were all respondents cited to carry out the effective separation of materials; and finally, frugality was presented through the reuse of objects and the purchase of used products, mainly.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38749
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_nrocidade.pdf709,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.