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Tipo: TCC
Título: Avaliação de desempenho organizacional no setor comercial da cedaspy
Autor(es): Oliveira, Jessé da Silva
Orientador: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palavras-chave: Avaliação de desempenho;Resultados;Cursos profissionalizantes
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Jessé da Silva. Avaliação de desempenho organizacional no setor comercial da cedaspy. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: O intuito deste estudo é refletir sobre a avaliação de desempenho organizacional no setor comercial em uma das unidades da rede de escolas de cursos profissionalizantes CEDASPY, na cidade de Fortaleza, na unidade de Messejana. Baseia-se em uma pesquisa aplicada de natureza exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta utilizados foram a análise de documentos, o questionário e a observação. Quanto ao procedimento foi adotado o estudo de caso, confrontando teoria e prática; e a pesquisa bibliográfica, considerando as contribuições de autores como Chiavenato (2009), Marras (2012), Bergamini (2013) e outros. Este trabalho visou apresentar conceitos e definições relativas à análise e avaliação de desempenho organizacional no objeto de estudo. Percebeu-se com maior compreensão o processo de avaliação de desempenho vigente no setor, o qual foi mapeado através de um fluxograma que permitiu identificar as limitações e dificuldades enfrentadas como a ausência de software específico, a falta de ações a serem tomadas no fim da avaliação e ausência de momentos específicos para prática do feedback. As principais sugestões para a organização foram a criação de modelo padronizado a ser seguido através de um novo fluxograma; a criação de um momento único para prática do feedback com cada colaborador e a criação de ações a serem tomadas mediante o resultado da avaliação. Algumas dificuldades foram enfrentadas no processo da pesquisa, principalmente por não se ter acesso direto as informações provenientes da matriz.
Abstract: The purpose of this study is to reflect on the evaluation of organizational performance in the commercial sector in one of the units of the network of schools of vocational courses CEDASPY, in the city of Fortaleza, in the Messejana unit. It is based on an research exploratory and descriptive research with a qualitative approach. The instruments of collection used were the analysis of documents, the questionnaire and the observation. As for the procedure was adopted the case study, confronting theory and practice; and the bibliographic research, considering the contributions of authors such as Chiavenato (2009), Marras (2012), Bergamini (2013) and others. This work aimed to present concepts and definitions related to the analysis and evaluation of organizational performance in the object of study. The process of evaluation of performance in the sector was perceived with greater understanding, which was mapped through a flowchart that allowed to identify the limitations and difficulties faced as the absence of specific software, the lack of actions to be taken at the end of the evaluation and absence of specific moments to practice feedback. The main suggestions for the organization were the creation of standardized model to be followed through a new flowchart; the creation of a unique moment to practice feedback with each collaborator and the creation of actions to be taken through the evaluation result. Some difficulties were faced in the research process, mainly due to the lack of direct access to information from the matrix.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38722
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