Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38685
Title in Portuguese: Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre a percepção dos trabalhadores da unidade de gestão da empresa Integral Agroindustrial
Author: Oliveira, Ingred Gomes
Advisor(s): Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Keywords: Qualidade de Vida no Trabalho
Modelo de Walton
Satisfação
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Ingred Gomes. Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre a percepção dos trabalhadores da unidade de gestão da empresa Integral Agroindustrial. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: No atual contexto de competitividade no âmbito empresarial, as pessoas, principal ativo das empresas, podem trazer vantagem competitiva à organização. Portanto, é muito importante que as empresas ofereçam um ambiente de trabalho saudável. Nesse sentido, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), torna-se um diferencial competitivo para as organizações, contribuindo para a satisfação dos colaboradores.Este trabalho tem o objetivo geral de identificar a percepção dos trabalhadores da unidade de Gestão da empresa Integral Agroindustrial em relação à Qualidade de Vida no Trabalho. O referencial teórico deste trabalho abordou os seguintes tópicos: origem e evolução da QVT, conceituação de QVT, modelos de avaliação da QVTe programas de QVT da empresa Integral Agroindustrial. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa classificada, quanto aos meios, como bibliográfica e como estudo de caso e, quanto aos fins, como descritiva, com abordagem quantitativa. O estudo de caso foi realizado na unidade de Gestão da empresa Integral Agroindustrial. O instrumento utilizado foi um questionário composto por 35 questões objetivas, que buscou avaliar a QVT sob as oito categorias do modelo de Walton (1973), de acordo com a percepção dos colaboradores da unidade em estudo. A partir da análise dos resultados, foi possível verificar que, de modo geral, os colaboradores da unidade Integral Gestão estão satisfeitos com o nível de QVT na organização.Ainda de acordo com os resultados obtidos, as categorias do modelo de Walton foram avaliadas com resultados que variam de satisfatórios a muito satisfatórios, não havendo resultados insatisfatórios para nenhuma das categorias.
Abstract: In thecurrentcontextofcompetitiveness in the business environment, people, themainassetofcompanies, canbring a competitiveadvantagetotheorganization.It isthereforeveryimportantthatcompaniesprovide a healthyworkenvironment. In thissense, Qualityof Life atWork (QWL),becomes a competitivedifferential for organizations, contributingtoemployeesatisfaction. Thisworkhasthe general objectiveofidentifyingtheperceptionoftheworkersoftheunitof Management ofthecompany Integral Agroindustrialin relationtoQualityof Life atWork.The theoreticalreferenceofthisworkhasaddressedthefollowingtopics:originandevolutionof QWL, conceptualizationof QWL, evaluationmodelsof QWL, and QWL programsof Integral Agroindustrial. The methodologyusedconsistedof a classifiedresearch, as tomeans, as bibliographicaland as a case study,and, for purposes, as descriptive, with a quantitative approach.The case studywascarried out atthe management unitof Integral Agroindustrial. The instrumentusedwas a questionnairecomposedof 35 objectivequestions,whichsoughttoevaluate QWL undertheeightcategoriesofthe Walton model (1973), accordingtotheemployees' perceptionoftheunitunderstudy.Fromtheanalysisoftheresults, it waspossibletoverifythat, in general,theemployeesof Integral Gestão unit are satisfiedwiththelevelof QVT in theorganization.Still accordingtotheresultsobtained, thecategoriesofthe Walton modelwereevaluatedwithresultsrangingfromsatisfactorytoverysatisfactory, with no unsatisfactoryresults for anyofthecategories.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38685
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_igoliveira.pdf560,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.