Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38683
Tipo: TCC
Título: O estresse na vida dos alunos do último ano da graduação em administração pela Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Lima, Alexsandra Pereira de
Orientador: Carneiro, Juliana Vieira Corrêa
Palavras-chave: Estresse;Graduação;Administração
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Alexsandra Pereira de. O estresse na vida dos alunos do último ano da graduação em administração pela Universidade Federal do Ceará. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as características do estresse ocupacional. Com intuito de atender ao principal objetivo da pesquisa, foram elencados quatro objetivos específicos, são eles: levantar os fatores e atividades estressoras realizadas por alunos da graduação em Administração pela UFC; conhecer as estratégias utilizadas para lidar com o estresse; identificar como os alunos tem se sentido em relação a faculdade; apontar quais os níveis de estresse e os sintomas. Para isso foi utilizado um questionário que buscou inicialmente identificar os dados sociodemográficos e sócioprofissionais, em seguida buscou identificar as atividades estressoras, o modo de lidar com o estresse, além de identificar as impressões pessoais e satisfação quanto graduação. Por fim, foram identificados os impactos na saúde dos alunos através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Com o estudo foi possível identificar que 50% da população participante encontra-se em fase de resistência. 28,41% encontram-se na fase de exaustão e que 21,59% não se encaixa em nenhuma fase do estresse.
Abstract: The present research has as main objective to analyze the characteristics of the occupational stress. In order to meet the main objective of the research, four specific objectives were listed, namely: raising the stressors and activities carried out by undergraduate students in Administration by the UFC; know the strategies used to deal with stress; identify how students have felt in relation to college; which stress levels and symptoms. A questionnaire was initially used to identify socio- demographic and socio-occupational data, and then sought to identify stressful activities, how to deal with stress, and to identify personal impressions and satisfaction with graduation. Finally, the health impacts of the students were identified through the Lipp Stress Symptom Inventory. With the study it was possible to identify that 50% of the participating population is in the resistance phase. 28.41% are in the exhaustion phase and 21.59% do not fit into any stage of stress.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38683
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_aplima.pdf830,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.