Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38674
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Síndrome de Morbihan: relato de caso e revisão bibliográfica
Autor(es): Macellaro, Marina
Gontijo, Livia Matida
Vasconcellos, Renata Cristina
Oushiro, Nathalia Hatsue
Lage, Renan
Palavras-chave: Linfedema;Rosácea;Terapêutica
Data do documento: Out-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: MACELLARO, M. M. et al. Síndrome de Morbihan: relato de caso e revisão bibliográfica. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 58, n. 4, p. 61-65, out./dez. 2018.
Resumo: Síndrome de Morbihan é uma rara entidade, mais comum na terceira ou quarta década de vida. Afeta principalmente caucasianos adultos de ambos os sexos, apresentando incidência maior nas mulheres. É considerada uma forma de rosácea tendo como sinônimos linfedema rosáceo e edema facial persistente sólido. Sua patogênese não é completamente conhecida. Clinicamente caracterizada pelo aparecimento lento de eritema e edema sólido nos dois terços superiores da face, com acentuação na região periorbital, frontal, glabelar, nasal e bucinadora. Neste relato, apresentamos um caso de uma paciente do sexo feminino com linfedema de face, com hipótese diagnóstica inicial de Síndrome Linfocitária de Jessner. Após acompanhamento clínico e exame anatomopatológico confirmou-se o diagnóstico de Síndrome de Morbihan. O tratamento proposto foi doxiciclina em monoterapia com obtenção de sucesso terapêutico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38674
ISSN: 2447-6595 (Online)
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mmacellaro.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.