Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38570
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Multiculturalismo e escola pública
Autor(es): Miyahira, Elbio
Palavras-chave: Ensino Fundamental;Ensino Fundamental público;Multiculturalismo
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: MIYAHIRA Elbio. Multiculturalismo e escola pública. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 49, n. 3, p. 455-478, nov. 2018/fev. 2019.
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa feita em uma escola pública do Ensino Fundamental 2, na cidade de São Paulo, com o objetivo de verificar a interação social entre os estrangeiros e brasileiros que estudam na mesma classe. Os dados foram coletados através da aplicação de testes sociométricos e de uma entrevista com a coordenadora pedagógica da escola. O artigo se divide em 4 partes. A primeira parte discute algumas questões teóricas sobre o multiculturalismo. A segunda parte descreve a escola onde foi aplicado o teste sociométrico, a montagem dos sociogramas, assim como algumas considerações a partir dos mesmos. A terceira parte descreve a entrevista com a coordenadora pedagógica. A quarta parte contém as considerações finais a partir dos dados coletados. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38570
ISSN: 2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_emiyahira.pdf7,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.