Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38564
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Expedição Roncador-Xingu: (novos e velhos) bandeirantes na conquista da Fronteira Oeste
Autor(es): Schneider, Alberto Luiz
Almeida, Thays Fregolent de
Palavras-chave: Expedição Roncador- Xingu (ERX);Poder público;Marcha para Oeste
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: SCHNEIDER, Alberto Luiz; ALMEIDA, Thays Fregolent de. A Expedição Roncador-Xingu: (novos e velhos) bandeirantes na conquista da Fronteira Oeste. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 49, n. 3, p. 243-287, nov. 2018/fev. 2019.
Resumo: O objetivo deste artigo é narrar e analisar a Expedição Roncador- Xingu (ERX), ocorrida entre 1943 e 1948, a partir de três questões mutuamente articuladas: a) O contexto da Marcha para Oeste mobilizada pelo Estado Novo, na qual a expedição é apenas um capítulo; b) A ancoragem da expedição e de seus sujeitos na produção de uma memória bandeirante, especialmente no Estado de São Paulo; c) A função dos irmãos Villas Bôas como agentes concretos da expedição,por meio dos quais se pode traçar a rede sujeitos e interesses envolvidos. Não é possível compreender a mobilização do poder público, de interesses privados e de diversos sujeitos sem compreender o repertório cultural e político que deu a Marcha para Oeste uma conotação muitas vezes épica, com grande repercussão na imprensa. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38564
ISSN: 2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_alschneidertfalmeida.pdf259,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.