Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38545
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Processos de negociações profissionais na escolha da capa da revista Rolling Stone BHrasil em 1972 e em 2016
Autor(es): Moreira, Djenane Arraes
Lima, Patrícia
Palavras-chave: Negociações;Rolling Stone Brasil;Capa de revista;Jornalismo de música
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Passagens - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citação: MOREIRA, Djenane Arraes; LIMA, Patrícia. Processos de negociações profissionais na escolha da capa da revista Rolling Stone BHrasil em 1972 e em 2016. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 1, p. 91-100, 2018.
Resumo: O artigo trata sobre os processos de negociações entre os atores profissionais da Rolling Stone Brasil que trabalharam nos anos de 1972 e de 2016 para a escolha e definição das capas da revista. A pesquisa é realizada a partir da linha teórica de Anselm Strauss, que defende a negociação e suas proposições como elementos importantes que nos servem para compreender os aspectos de trabalho, suas construções sociais e práticas discursivas. Apresentamos como as decisões de composição da capa da revista ocorrem dentro de contextos históricos, modos de fazer e ideologias dos atores profissionais. Para isso, foi realizada uma comparação descritiva diacrônica e utilização de entrevistas abertas com jornalistas. Esses procedimentos nos permitiram identificar mudanças nas estruturas organizacionais e hierárquicas que aconteceram na Rolling Stone Brasil nos dois períodos observados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38545
ISSN: 2179-9938
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_damoreiraplima.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.