Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38543
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Cultura do clique na tribuna do norte: clicks que pulsam, cultura que edita |
Autor(es): | Maia, Kenia Teixeira, Wilson Galvão de Freitas |
Palavras-chave: | Rotinas no jornalismo;Cultura do clique;Novas tecnologias;Métricas de audiência on-line |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC |
Citação: | MAIA, Kenia; TEIXEIRA, Wilson Galvão de Freitas. Cultura do clique na tribuna do norte: clicks que pulsam, cultura que edita. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 1, p. 59-75, 2018. |
Resumo: | Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009). A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, levantando-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos. Para tanto, utiliza-se de metodologia com viés etnográfico na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015). Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38543 |
ISSN: | 2179-9938 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_kmaiawgfteixeira.pdf | 863,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.