Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38540
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Hiperinfografia: onde está a visualização sintética no jornalismo de nova era?
Autor(es): Cordeiro, William Robson
Sancho, José Luis Valero
Palavras-chave: Hiperinfografia;Infografia;Jornalismo;Visualização sintética
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC
Citação: CORDEIRO, William Robson; SANCHO, José Luis Valero. Hiperinfografia: onde está a visualização sintética no jornalismo de nova era? Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 1, p. 19-33, 2018.
Resumo: É certo que o jornalismo pós-industrial apresenta mudanças profundas na produção e no consumo de notícias e tais alterações também passam fortemente pelas linguagens e formatos. Quanto à visualização sintética, em especial, não se caracteriza tão somente na transição entre o analógico e o digital, porém as transformações se aprofundam no ambiente da hipermídia. Este é o caminho a que se propõe percorrer este estudo: refletir sobre a fronteira onde se apresenta uma nova categoria de infográficos, de natureza complexa e imersiva. Ou seja, como se manifesta a infografia neste contexto? O intuito é acompanhar algumas produções jornalísticas, de modelos imersivos, tridimensionais, de realidade virtual, com o objetivo de categorização e construção conceitual do que denominamos, a priori, de hiperinfografia. O acréscimo do prefixo hiper determina o ambiente destas infografias e, do mesmo modo, a sua grandeza e sofisticação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38540
ISSN: 2179-9938
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_wrcordeirojlvsancho.pdf875,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.