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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Assédio moral ao gênero feminino no contexto organizacional das empresas de comunicação
Autor(es): Câmara, Isabele Rodrigues
Araújo, Antônio Pádua
Santos, Ana Cristina Batista dos
Palavras-chave: Assédio moral;Gênero;Mulheres
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC
Citação: CÂMARA, Isabele Rodrigues; ARAÚJO, Antônio Pádua; SANTOS, Ana Cristina Batista dos. Assédio moral ao gênero feminino no contexto organizacional das empresas de comunicação. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 1, p. 3-18, 2018.
Resumo: O presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38539
ISSN: 2179-9938
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