Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38480
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de arte e língua portuguesa/literatura
Autor(es): Alves, Francisca das Chagas da Silva
Leite, Maria Jorge dos Santos
Palavras-chave: História e cultura afro-brasileira;Língua Portuguesa/Literatura;Livro didático;Arte
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: ALVES, Francisca das Chagas da Silva; LEITE, Maria Jorge dos Santos. A história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de arte e língua portuguesa/literatura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 26-36, maio/ago. 2018.
Resumo: Este artigo analisa a temática da História e Cultura Afro-Brasileira presente em livros didáticos utilizados pelas escolas públicas do estado de Pernambuco. Nesse sentido, foram analisados dois livros, um de Língua Portuguesa/Literatura e outro de Arte, por estas serem disciplinas nas quais a Lei n.º 10.639/2003 recomenda que sejam trabalhados os conteúdos da temática em estudo. Utilizou-se a metodologia das pesquisas quantitativa e qualitativa na análise textual e iconográfica, com a finalidade de identificar presença, ou omissão, da referida temática e/ou possíveis estereótipos e preconceitos étnico-raciais. O estudo observou que os livros editados a partir de 2003 ainda são ineficientes para o cumprimento da lei. Eles trazem poucos elementos da temática negra e ainda associam o termo “negro” a situações negativas. A análise concluiu que, para haver êxito na aplicabilidade do dispositivo legal, é necessário melhorar a qualidade dos livros didáticos, associá-los a outros recursos pedagógicos e promover uma formação de qualidade para os professores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38480
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_fcsalvesmjsleite.pdf238,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.