Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38464
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O barroco e o neobarroco em O outono do patriarca
Autor(es): Oliveira Neto, Gilberto Clementino de
Palavras-chave: Barroco;Neobarroco;Gabriel García Márquez
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: OLIVEIRA NETO, Gilberto Clementino de. O barroco e o neobarroco em O outono do patriarca. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 229-243, abr./jun. 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a exploração das relações entre a literatura barroca e sua contraparte latino-americana, neobarroca. Esta observação será feita tomando como fundamento o romance O outono do patriarca, de Gabriel García Márquez, obra publicada no mesmo período em que ganhavam força trabalhos significativos sobre a estética neobarroca. De modo exemplar, a obra de García Márquez contém, tanto em sua forma quanto em sua temática, uma apropriação crítica precisa dos contributos e dos problemas de origem recebidos pela tradição europeia identificada pela crítica histórica como barroca. No manejo da narrativa, estruturada, segundo o próprio autor, como um “poema sobre a solidão do poder”, buscaremos identificar as características que definem a releitura que a estética neobarroca propõe sobre a herança barroca como um projeto estético reivindicatório de uma identidade cindida pela colonização, o que é evidente tanto na temática acerca do poder absoluto quanto na utilização de registros narrativos, em tudo avessos à estabilidade. O outono do patriarca é, por isso, como a imagem de um equilíbrio caótico; a aparência de uma ordem improvável.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38464
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_gcoliveiraneto.pdf472,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.