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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBurlamaqui Neto, Lourival da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-26T18:23:34Z-
dc.date.available2018-12-26T18:23:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBURLAMAQUI NETO, Lourival da Silva. O retábulo barroco de Osman Lins. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 212-228, abr./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38463-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOsman Linspt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectForma abertapt_BR
dc.titleO retábulo barroco de Osman Linspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho acusa a presença de três traços da estética barroca no conto “Retábulo de santa Joana Carolina” (2002) de Osman Lins. Os aspectos desse estilo identificados na obra são, respectivamente, a forma aberta, apontada por Wölfflin (2000) como caracterizadora da produção visual barroca, as agudezas literárias seiscentistas e o labirinto barroco. A princípio, elencam-se algumas considerações críticas sobre o barroco no panorama nacional novecentista, refletindo-se sobre a perspectiva retórica de Hansen (2004), a abordagem psicologizante de Ávila (1971) e a compreensão do barroco como um fenômeno cultural de Sant’Anna (2000). Após essas reflexões sobre a estética seiscentista, ressalta-se o rebuscamento e a propensão visual do conto de Osman, características que, frequentes em sua obra, já viabilizaram a aproximação de outros textos seus com o barroco. Por fim, são analisados os procedimentos estilísticos empregues pelo autor para se aproximar das configurações artísticas do seiscentos, a saber: a forma aberta, trespasse dos limites da tela, encontra correlato na transgressão dos limites dos mistérios, seções autotélicas que compõem o conto; as agudezas e o labirinto barroco, por sua vez, estão presentes no princípio dessas mesmas passagens.pt_BR
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