Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38463
Title in Portuguese: O retábulo barroco de Osman Lins
Author: Burlamaqui Neto, Lourival da Silva
Keywords: Osman Lins
Barroco
Forma aberta
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Entrelaces
Citation: BURLAMAQUI NETO, Lourival da Silva. O retábulo barroco de Osman Lins. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 212-228, abr./jun. 2018.
Abstract in Portuguese: Este trabalho acusa a presença de três traços da estética barroca no conto “Retábulo de santa Joana Carolina” (2002) de Osman Lins. Os aspectos desse estilo identificados na obra são, respectivamente, a forma aberta, apontada por Wölfflin (2000) como caracterizadora da produção visual barroca, as agudezas literárias seiscentistas e o labirinto barroco. A princípio, elencam-se algumas considerações críticas sobre o barroco no panorama nacional novecentista, refletindo-se sobre a perspectiva retórica de Hansen (2004), a abordagem psicologizante de Ávila (1971) e a compreensão do barroco como um fenômeno cultural de Sant’Anna (2000). Após essas reflexões sobre a estética seiscentista, ressalta-se o rebuscamento e a propensão visual do conto de Osman, características que, frequentes em sua obra, já viabilizaram a aproximação de outros textos seus com o barroco. Por fim, são analisados os procedimentos estilísticos empregues pelo autor para se aproximar das configurações artísticas do seiscentos, a saber: a forma aberta, trespasse dos limites da tela, encontra correlato na transgressão dos limites dos mistérios, seções autotélicas que compõem o conto; as agudezas e o labirinto barroco, por sua vez, estão presentes no princípio dessas mesmas passagens.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38463
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1980-4571
Appears in Collections:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_lsburlamaquineto.pdf483,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.