Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38459
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Entre o céu e a terra: linhas barrocas em Metal Rosicler, de Cecília Meireles
Autor(es): Silva, Francisco Alison Ramos da
Palavras-chave: Metal Rosicler;Cecília Meireles;Linhas barrocas
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: SILVA, Francisco Alison Ramos da. Entre o céu e a terra: linhas barrocas em Metal Rosicler, de Cecília Meireles. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 184-194, abr./jun. 2018.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as nuances da estética barroca em Metal Rosicler (1973), de Cecília Meireles. Sendo um livro composto por 51 poemas, apenas os de número “19” e “30” são de fato analisados, em razão de serem esses os que mais revelam as linhas barrocas que caracterizam a referida obra. Apesar de haver outros elementos nesse estranho e familiar “metal”, tecido pela poeta e de natureza predominantemente modernista, tal caracterização está atravessada pelo tema da morte; pela angústia lírica diante da efemeridade da vida; pelas tensões opostas entre as coisas do céu e as da terra; e, ainda, pelo desespero, em razão da fragilidade humana. Essas mesmas marcas, segundo Afrânio Coutinho (1990), participam da caracterização da estética barroca, bem como da modalidade de vida de nome análogo. Nem mesmo a predominância da estética simbolista, cuja influência sobre a obra de nossa autora é mais relevante do que as outras tendências da tradição, consegue neutralizar esses elementos característicos do barroco. Para além de tudo isso, o Modernismo, pelo menos o de Cecília Meireles, parece ser interessante, principalmente porque enlaça de uma só vez o passado de nossa tradição poética: brasileira e, inevitavelmente, portuguesa. Isso alimenta uma discussão interessante acerca do conceito de “contemporâneo” em Giorgio Agamben (2009).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38459
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_farsilva.pdf560,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.