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dc.contributor.authorRomão, Tito Lívio Cruz-
dc.date.accessioned2018-12-26T17:45:32Z-
dc.date.available2018-12-26T17:45:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROMÃO, Tito Lívio Cruz. Martin Opitz e seu “Manual de Poética Alemã”. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 109-126, abr./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38450-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectPoética Alemãpt_BR
dc.subjectLíngua-Padrãopt_BR
dc.titleMartin Opitz e seu “Manual de Poética Alemã”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo ano de 1624, Martin Opitz, um homem de origem modesta nascido na Baixa Silésia, atual Polônia, região onde então se falava a língua alemã, publicou seu Manual de Poética Alemã. Opitz logrou esse feito ainda muito jovem, após ter realizado estudos de Filosofia e Direito na Universidade de Heidelberg e ter passado uma temporada na cidade neerlandesa de Leyden. Tradutor de autores da Antiguidade Clássica como Píndaro e Safo, mas também conhecedor das obras de célebres humanistas do Renascimento como Petrarca e Ronsard, com sua Poética Alemã Opitz conseguiu abrir as portas para a Literatura Alemã de então; dessa forma, as Belas-Letras alemãs finalmente podiam envidar esforços para livrar-se do jugo da língua latina, que àquela época ainda predominava como idioma erudito usado na redação de obras literárias e científicas na Alemanha. Neste trabalho serão destacadas algumas das regras de versificação concebidas por Opitz, tais como: opção por versos alexandrinos, obediência aos preceitos de tonicidade e atonicidade das palavras constituintes dos versos; emprego de pés iâmbicos e trocaicos segundo o uso natural da língua alemã; renúncia ao uso de estrangeirismos; consciência da ordem das palavras conforme as regras da língua alemã; atenção a questões fonológicas, dentre outras.pt_BR
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