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dc.contributor.authorAraújo, Emly Lima-
dc.contributor.authorMartins, Iara Saraiva-
dc.contributor.authorFlorencio, Lourdes Rafaella Santos-
dc.date.accessioned2018-12-24T15:56:56Z-
dc.date.available2018-12-24T15:56:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAÚJO, Emly Lima; MARTINS, Iara Saraiva; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos. Ações afirmativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o processo de implantação do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p.176-212.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-602-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38349-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNúcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABIpt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectNegros - Educaçãopt_BR
dc.subjectAfro-Brasileiros - Educaçãopt_BR
dc.titleAções afirmativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o processo de implantação do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABIpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAinda prevalece na sociedade brasileira a imagem de uma avença relações raciais em que negros, brancos, indígenas e as várias etnias, supostamente, vivem em uma cadência grupal. Em parte, essa quimera coletiva encontra respaldo, como aponta Cunha (2013), nos escritos de Gilberto Freyre, especialmente na obra Casa Grande & Senzala, de 1933, largamente divulgada em âmbito internacional. Já há algumas décadas, a academia vem repensando as ideias de Gilberto Freyre, de maneira geral, negando a ideia da existência de uma democracia racial no Brasil. O presente ensaio busca compreender o processo de implantação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, em uma perspectiva sócio-histórica, por qual vem passando o IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.Relações étnico-raciais no Brasil: aspecto sóciohistórico Entre o final do século XIX e início do século XX, observa- se um esforço por parte de uma camada da sociedade, especificamente políticos e intelectuais, que ora investe em projetos de branqueamento, ora legitima o mito da democracia racial. Como elucida Marilena Chaui, [...] um mito opera com antinomias, tensões e contradições que não podem ser resolvidas sem uma profunda transformação da sociedade no seu todo e que por isso são transferidas para uma solução imaginária, que torna suportável e justificável a realidade. Em suma, o mito nega e justifica a realidade negada por ele. (CHAUI, 2011, p.2).pt_BR
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