Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38347
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos de um Instituto Federal de Educação na perspectiva de técnicos e gestores de pessoas.
Autor(es): Martins, Priscilla Uchoa
Orientador: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Avaliação de desempenho;Percepção;PCCTAE
Data do documento: 2018
Citação: MARTINS, Priscilla Uchoa. Avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos de um Instituto Federal de Educação na perspectiva de técnicos e gestores de pessoas. 2018. 132f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A avaliação do desempenho é ferramenta gerencial utilizada no setor privado para subsidiar planos de desenvolvimento e de remuneração variável. No serviço público sua adoção remonta ao governo inglês, com Margaret Tatcher. No âmbito da educação, hoje, a regulamentação do instituto se dá pelo Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE (Lei 11.091/2005) e pela Lei 11.748/2008. O objetivo deste estudo é descrever o modelo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na perspectiva de técnicos e gestores de pessoas. A pesquisa é aplicada, descritiva e orientada pelo método fenomenológico, tratando-se de estudo de caso único, analisado por meio das abordagens quantitativa e qualitativa. A população total é constituída por 1.544 servidores técnico-administrativos e 47 gestores de pessoas do IFCE. As amostras, de 173 servidores técnico-administrativos e 9 gestores de pessoas foram obtidas de forma não probabilística, por conveniência. Foi aplicado, via Google Forms, questionário contendo questões abertas e fechadas, como forma de conhecer as percepções dos sujeitos pesquisados. A pesquisa documental teve como resultado a elucidação do marco legal da avaliação de desempenho no IFCE, a Resolução 020/2007/CEFETCE, possibilitando que sejam descritos seu modelo e processo. As análises dos dados empíricos se deram por meio da análise de conteúdo descrita por Chizzotti (2013) e pelas descrições estatísticas definidas por Levin e Fox (2009). Os resultados indicam pontos de semelhança e de distinção entre as categorias dos sujeitos pesquisados, de forma que os gestores de pessoas têm uma percepção geral mais positiva da avaliação no IFCE, mas os servidores a descrevem com melhor propriedade. A pesquisa documental indica ainda que o modelo de avaliação do IFCE, por objetivos, está obsoleto, por via legal, conquanto seja utilizada na sua instrumentação uma metodologia moderna, de 360 graus, ainda que ausentes alguns de seus requisitos teóricos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38347
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_pumartins.pdf6,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.