Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaxile, Carlos Rafael Vieira-
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.date.accessioned2018-12-24T11:22:51Z-
dc.date.available2018-12-24T11:22:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCAXILE, Carlos Rafael Vieira; VASCONCELOS, José Gerardo. Memória e legado da escravidão no Brasil: dilemas e paradoxos. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto (Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p. 63-73.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-170-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38339-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subjectNegros - Educaçãopt_BR
dc.subjectAfro-Brasileiros - Educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.titleMemória e legado da escravidão no Brasil: dilemas e paradoxospt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente escrita aborda as questões de discriminação, preconceito e exclusão sociais devido às questões raciais em relação aos africanos negros, afrodescendentes e escravizados no Brasil. Depois dos estudos arcados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na década de 1950, principalmente das pesquisas de Florestan Fernandes, a bibliografia sobre a presença dos negros no Brasil ganhou mais volume. Existe uma variedade considerável de trabalhos sobre os africanos e afrodescendentes no Brasil, sobretudo a respeito da escravidão, mas também sobre formas específicas de dominação e preconceitos que afetam essa população. Entretanto, fazem-se necessários mais estudos que tratem da presença desses indivíduos no processo educacional e em movimentos sociais, na perspectiva de uma sociedade contaminada pelo autoritarismo e pela segregação, que dão suporte às políticas complementares de disciplina social e controles ideológicos sutis, que, se não impossibilitam, dificultam a formação de uma consciência racial e a resistência ao racismo, preconceitos, desigualdades e discriminações.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_crvcaxile.pdf78,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.