Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38279
Tipo: TCC
Título: Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção
Autor(es): Portácio, Denílson Albano
Orientador: Veras, Neide Fernandes Monteiro
Palavras-chave: Plano de Desenvolvimento da Escola;Gestão democrática
Data do documento: 2003
Citação: PORTÁCIO, Denílson Albano. Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção. 2003. 48f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola e seus processos de construção, sua abrangência enquanto política pública e seu caráter participativo. O PDE é apresentado como exercício possível de gestão democrática, visto que, quando bem executado, possibilita à escola um salto de qualidade e autonomia escolar. Segundo os estudiosos de planejamento, o PDE é uma metodologia dinâmica muito favorável a realidade da escola pública porque envolve todos os segmentos da comunidade escolar a partir da sua elaboração, execução e constante processo de avaliação. É um processo gerencial de planejamento estratégico, coordenado pela liderança formal da escola e desenvolvido de maneira participativa pelo coletivo da escola. Através de depoimentos dos construtores do PDE, apresenta-se uma amostra da relevância dele enquanto instrumento de gestão para o cotidiano escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38279
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_daportacio.pdf468,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.