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dc.contributor.authorCastro, Vânia Maria Vasconcelos de-
dc.contributor.authorMelo, Conceição Coutinho-
dc.date.accessioned2018-12-20T12:54:22Z-
dc.date.available2018-12-20T12:54:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCASTRO, Vânia Maria Vasconcelos de; MELO, Conceição Coutinho. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): uma proposta de avaliação em profundidade. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 14, p. 96-107, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9923 (online)-
dc.identifier.issn1984-3100 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38247-
dc.description.abstractThe National Agrarian Reform Education Program – Pronera – arises in the late 1990s as a government’s response to the pressure from various social actors that rallied to the institutionalization and expansion of Rural Education. It is only in 2010 that Pronera is implemented as a public policy. Since it first appeared, two quantitative surveys have been carried out by Incra/Inep – 1st and 2nd National Survey of Agrarian Reform Education (Pnera) – and the analyses of these surveys focus mainly on the quantitative results. The importance of such policy for the social movements, universities, and rural populations pushes to the development of a national evaluation that takes into account the way the social subjects involved perceive and understand it. Among the possible theoretical and methodological approaches in the field of public policy evaluation, the in-depth evaluation has proved to be the most appropriate one.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPronerapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectAvaliação em profundidadept_BR
dc.titlePrograma Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): uma proposta de avaliação em profundidadept_BR
dc.title.alternativePrograma Nacional de Educación en la Reforma Agraria (Pronera): una propuesta de evaluación en profundidadpt_BR
dc.title.alternativeLe Programme National d’Éducation de la Réforme Agraire (Pronera) : une proposition d’évaluation en profondeurpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera surge, no final da década de 1990, como uma resposta governamental à pressão de vários atores sociais que se mobilizaram pela institucionalização e ampliação da Educação do Campo. No entanto, somente em 2010, o Pronera é implementado como política pública. Desde sua criação, duas pesquisas com abordagem quantitativa foram realizadas – I e II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pnera) pelo Incra/Inep. Em suas análises, principalmente os resultados quantitativos dessas pesquisas são levados em consideração. Devido à importância dessa política para movimentos sociais, universidades e populações do campo, atentamos para a necessidade de realizar uma avaliação em âmbito nacional, que leve em consideração a compreensão e a interpretação dessa política junto aos sujeitos sociais envolvidos, por se tratar de uma abordagem adequada dentre as possibilidades teórico-metodológicas no campo de avaliação em políticas públicas – a Avaliação em Profundidade.pt_BR
dc.title.enNational Agrarian Reform Education Program (Pronera): a proposal for in-depth evaluationpt_BR
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