Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38243
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Experiência concomitante de monitoramento e avaliação do Projeto Reinventando o Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Experiencia concomitante de seguimiento y evaluación del Proyecto Reinventando la Educación Secundaria L’expérience concomitante de suivi et d’évaluation du projet brésilien « Réinventer l’Éducation Secondaire » |
Título em inglês: | The concomitant experience of both monitoring and evaluating the Brazilian project Reinventando o Ensino Médio (Reinventing High School) |
Autor(es): | Laborne, Ana Amélia de Paula Braga, Felipe Michel Santos Araújo Viana, Iara Azevedo Vitelli Duarte, Vanda Catarina |
Palavras-chave: | Avaliação;Monitoramento;Ensino médio |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL) |
Citação: | LABORNE, Ana Amélia de Paula; BRAGA, Felipe Michel Santos Araújo; VIANA, Iara Azevedo Vitelli; DUARTE, Vanda Catarina. Experiência concomitante de monitoramento e avaliação do Projeto Reinventando o Ensino Médio. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 14, p. 7-25, jul./dez. 2014. |
Resumo: | O artigo apresenta a experiência de monitoramento e avaliação da implementação do Projeto Reinventando o Ensino Médio, política da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que visa à reformulação deste nível de ensino. Essa reformulação propõe a recuperação de sua identidade e atratividade para que os alunos melhorem seu desempenho, se interessem pelo prosseguimento dos estudos e se preparem para o ingresso no mercado de trabalho. O artigo destaca as metodologias adotadas e os resultados. A execução simultânea do Monitoramento e Avaliação, no primeiro ano de existência do projeto, permitiu o seu refinamento, a correção de rumos, a identificação de problemas de implementação e uma real compreensão do seu potencial transformador. O cuidado metodológico gerou informações confiáveis e coerentes para afirmar que o Projeto pode melhorar o desempenho dos alunos e que ações de acompanhamento do órgão central são essenciais para implementações bem sucedidas de projetos educacionais. |
Abstract: | This article’s purpose is to present the experience of both monitoring and evaluating the implementation of Reinventando o Ensino Médio (Reinventing High School), an educational policy carried out by the Education State Department of Minas Gerais, Brazil. This new policy aims to reformulate secondary education, rebuilding its identity and making it more attractive in order to prepare students to pursuit higher education and/or to prepare them for work. This article presents the methodologies used throughout the process and its results. The concurrent monitoring and evaluation of the project in the first year, during its pilot, aimed at gathering information to refine its design. The knowledge derived from these activities enabled the government to correct the policy direction, and go deep in understanding its potential to change reality. Both processes brought up essential and consistent information to improve the policy implementation, and the project has proved to be effective to develop students’ performance. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38243 |
ISSN: | 2176-9923 (online) 1984-3100 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_aaplabornefmbraga.pdf | 591,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.