Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38243
Title in Portuguese: Experiência concomitante de monitoramento e avaliação do Projeto Reinventando o Ensino Médio
Other Titles: Experiencia concomitante de seguimiento y evaluación del Proyecto Reinventando la Educación Secundaria
L’expérience concomitante de suivi et d’évaluation du projet brésilien « Réinventer l’Éducation Secondaire »
Title: The concomitant experience of both monitoring and evaluating the Brazilian project Reinventando o Ensino Médio (Reinventing High School)
Author: Laborne, Ana Amélia de Paula
Braga, Felipe Michel Santos Araújo
Viana, Iara Azevedo Vitelli
Duarte, Vanda Catarina
Keywords: Avaliação
Monitoramento
Ensino médio
Issue Date: 2014
Publisher: Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)
Citation: LABORNE, Ana Amélia de Paula; BRAGA, Felipe Michel Santos Araújo; VIANA, Iara Azevedo Vitelli; DUARTE, Vanda Catarina. Experiência concomitante de monitoramento e avaliação do Projeto Reinventando o Ensino Médio. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 14, p. 7-25, jul./dez. 2014.
Abstract in Portuguese: O artigo apresenta a experiência de monitoramento e avaliação da implementação do Projeto Reinventando o Ensino Médio, política da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que visa à reformulação deste nível de ensino. Essa reformulação propõe a recuperação de sua identidade e atratividade para que os alunos melhorem seu desempenho, se interessem pelo prosseguimento dos estudos e se preparem para o ingresso no mercado de trabalho. O artigo destaca as metodologias adotadas e os resultados. A execução simultânea do Monitoramento e Avaliação, no primeiro ano de existência do projeto, permitiu o seu refinamento, a correção de rumos, a identificação de problemas de implementação e uma real compreensão do seu potencial transformador. O cuidado metodológico gerou informações confiáveis e coerentes para afirmar que o Projeto pode melhorar o desempenho dos alunos e que ações de acompanhamento do órgão central são essenciais para implementações bem sucedidas de projetos educacionais.
Abstract: This article’s purpose is to present the experience of both monitoring and evaluating the implementation of Reinventando o Ensino Médio (Reinventing High School), an educational policy carried out by the Education State Department of Minas Gerais, Brazil. This new policy aims to reformulate secondary education, rebuilding its identity and making it more attractive in order to prepare students to pursuit higher education and/or to prepare them for work. This article presents the methodologies used throughout the process and its results. The concurrent monitoring and evaluation of the project in the first year, during its pilot, aimed at gathering information to refine its design. The knowledge derived from these activities enabled the government to correct the policy direction, and go deep in understanding its potential to change reality. Both processes brought up essential and consistent information to improve the policy implementation, and the project has proved to be effective to develop students’ performance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38243
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-9923 (online)
1984-3100 (impresso)
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_aaplabornefmbraga.pdf591,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.