Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38193
Tipo: TCC
Título: Avaliação no processo ensino aprendizagem
Autor(es): Silva, Gerlene Fernandes da
Orientador: Marques, Cláudio de Albuquerque
Palavras-chave: Educação;Avaliação no processo ensino aprendizagem,
Data do documento: 2006
Citação: SILVA, Gerlene Fernandes da. Avaliação no processo ensino aprendizagem. 2006. 41.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Resumo: A avaliação é um aspecto da educação que cada dia ocupa mais espaço nas preocupações educativas. Diante disso, esse trabalho, que tem como tema avaliação no processo ensino aprendizagem, busca repensar o processo de avaliação no sentido de consolidar práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem, usando como base à pesquisa bibliográfica. A escola por estar inserida dentro de um contexto social deve corresponder às expectativas da sociedade, promovendo a formação de uma sociedade mais justa e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes. Nesse contexto, foram analisadas as práticas pedagógicas buscando verificar a influência dos modelos pedagógicos na avaliação. No modelo liberal, a prática da avaliação era obrigatória, autoritária e refletia uma sociedade de controle. No modelo progressista, a necessidade de superar o autoritarismo e conquistar a autonomia favorece o uso da avaliação como mecanismo de diagnóstico em vista de uma aprendizagem significativa. Analisou-se também o papel que o professor deve exercer no processo de ensino-aprendizagem. A aquisição do conhecimento é uma necessidade para que o aluno se desenvolva enquanto ser, por isso o papel do educador deve ser de prover as condições para o aluno buscar o domínio desse conhecimento nas mais variadas fontes. Nesse contexto, o professor deixa de ser o detentor do saber e começa a assumir uma nova dimensão que requer a prática de uma avaliação diagnóstica, formativa e processual, como meio de constatar e intervir na construção da aprendizagem de forma significativa e satisfatória. Contudo, a utilização de exames tradicionais, que visam apenas à mensuração da aprendizagem através de nota, ainda permanece como uma prática constante do dia-a-dia das escolas, trazendo muitos incômodos ao educando. Daí a necessidade de usar a avaliação como meio de orientar o processo ensino-aprendizagem. Com relação à prática docente, o professor deve construir instrumentos de avaliação adequados ao processo de ensino por ele praticado e ao processo de aprendizagem vivenciado pelos alunos. Nesta perspectiva, é urgente romper com a prática tradicional da avaliação de seletividade, classificação para usar a avaliação como forma de contribuir com a democratização do ensino. Cabe então aos professores refletir, discutir e analisar suas posturas, criando condições que os possibilitem utilizar uma metodologia de ensino e de avaliação que busque avaliar constantemente a aprendizagem dos alunos. Mas para que isto se concretize é necessário que a avaliação seja caracterizada como um processo contínuo e que utilize variados instrumentos de observação e registros no rendimento do aluno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38193
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_gfsilva.pdf382 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.