Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38185
Título: Susceptibilidade de algumas espécies de vibrio isoladas da hemolinfa de camarões Litopenaeus vannamei a diferentes antimicrobianos
Autor(es): Cesário, Giuseppe de Souza
Orientador(es): Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Palavras-chave: Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão - Criação
Camarão - Hemolinfa
Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: CESÁRIO, Giuseppe de Souza. Susceptibilidade de algumas espécies de vibrio isoladas da hemolinfa de camarões Litopenaeus vannamei a diferentes antimicrobianos. 2007. 45 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de 27 cepas de Vibrio quanto à susceptibilidade a 10 antimicrobianos. Para a realização do teste antimicrobiano foram utilizadas 27 cepas de Vibrio isoladas da hemolinfa de camarão Litopenaeus vannamei provenientes de três fazendas de cultivo localizadas nas cidades de Acaraú, Aracati e Granja, municípios do Estado do Ceará. Foram utilizadas cinco cepas de V. alginolyticus, uma de V. carchariae, doze de V. harveyi, uma de V. vulnificus e oito de V. parahaemolyticus. Todas as cepas apresentaram sensibilidade para Ciprofloxacin, Cloranfenicol, Florfenicol, Ácido nalidíxico, Nitrofurantoína e Sulfazotrim. Vinte e cinco cepas (92,59%) apresentaram sensibilidade para Oxitetraciclina e Tetraciclina e vinte e duas (81,48%) para Amicacina. Vinte cepas (74,07%) apresentaram resistência para Ampicilina e duas (7,41%) foram resistentes tanto para Oxitetraciclina como Tetraciclina. Cinco cepas (18,51%) apresentaram comportamento intermediário frente a Amicacina e uma a Ampicilina. Uma cepa de V. harveyi apresentou múltipla resistência aos antimicrobianos Ampicilina, Oxitetraciclina e Tetraciclina. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a maioria das cepas das diferentes espécies testadas (74,07%) foram resistentes a Ampicilina e que a sensibilidade das cepas de Vibrio isoladas da hemolinfa de Litopenaeus vannamei apresentou-se alta à maioria dos antibióticos testados. A múltipla resistência também foi constatada neste estudo. É preciso que sejam adotadas medidas preventivas contra o abuso de drogas nas fazendas de cultivo, como a realização de testes para traçar o perfil de resistência aos antimicrobianos e principalmente atentar para um manejo adequado nos cultivos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38185
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_gscesario.pdf55,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.