Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38170
Title in Portuguese: Cultivo experimental de camarão marinho Litopenaeus vannamei submetidos a três estratégias de alimentação
Author: Silva Neto, José Fernandes da
Advisor(s): Farias, Wladimir Ronald Lobo
Keywords: Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão marinho - Cultivo
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: SILVA NETO, José Fernandes da. Cultivo experimental de camarão marinho Litopenaeus vannamei submetidos a três estratégias de alimentação. 2007. 22 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: Um dos aspectos mais importantes no cultivo de camarões marinhos está relacionado com a alimentação, pois os custos com rações podem ser bastante elevados. Assim, novas estratégias vêm sendo testadas visando o melhor aproveitamento do alimento. Dessa forma, uma dieta complementada com alimento de origem natural pode contribuir positivamente para a viabilidade econômica desta atividade. O presente trabalho objetivou acompanhar o crescimento em peso e comprimento, bem como a sobrevivência de pós-larvas (pl's) do camarão Litopenaeus vannamei submetidas à diferentes estratégias alimentares. A pesquisa constou de três tratamentos, com três repetições cada. No primeiro foi administrado apenas ração comercial, no segundo ração e biomassa de artêmia e, no terceiro, ração, biomassa de artêmia e a microalga Spirulina platensis. A densidade de estocagem inicial foi de 0,7 pl L-1, sendo as pl's acondicionadas em aquários com volume útil de 30 L e alimentadas, ad libitum, três vezes ao dia. Os dados foram submetidos a uma análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey, ambos com 5% de significância estatística. Em relação às médias de peso, não foi encontrada diferença significativa entre os tratamentos ração + artêmia e ração + artêmia + spirulina, ocorrendo diferença destes com relação ao tratamento ração. Já as médias de comprimento apresentaram diferenças significativas entre todos os tratamentos, sendo o tratamento ração + artêmia + spirulina superior aos demais. Assim, o uso de biomassa de artêmia e S. platensis como complemento alimentar foi fundamental para um maior incremento em peso e comprimento das pl's de L. vannamei.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38170
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_jfsneto.pdf20,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.