Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38167
Title in Portuguese: Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
Author: Cabral, Ivan Nosolini
Advisor(s): Costa, Francisco Hliran Farias
Keywords: Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão - Cultivo
Camarão - Uso de probióticos
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: CABRAL, Ivan Nosolini. Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce. 2007. 29 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: O estágio foi realizado na fazenda Aquafort S.A., Camocim-Ce, instalada em uma área total de 907 ha de terreno continuo, situada nas localidades de Urtiga, Pau Branco, Croa Grande e Aratanhim, pertencentes aos municípios de Camocim e Granja, onde foi feito o acompanhamento do uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei, utilizando dois tipos de probióticos. O primeiro probiótico, Waste & Sludge Reduced (WSR), é aplicado na água que tem como função reduzir a carga de matéria orgânica e o lodo do substrato dos viveiros, enquanto o segundo, Lymnosyme, é adicionado na ração onde o probiótico vai, após a ingestão, se alojar no sistema intestinal onde compete com outras bactérias, que podem ser, inclusive, patogênicas ao camarão. A fazenda adota um sistema de produção semi-intensivo em uma área de produção de aproximadamente 220 ha, onde camarões são cultivados em densidades de estocagem de 10 a 11 camarões por m2.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38167
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_incabral.pdf27,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.