Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38143
Tipo: TCC
Título: Novas Tecnologias na Escola: discutindo avanços e retrocessos
Autor(es): Ruy, Adriana Lúcia Bregge
Orientador: Marques, Cláudio de Albuquerque
Palavras-chave: Redes de computadores;Armazenamento de informação;Ensino e da aprendizagem
Data do documento: 2005
Citação: RUY, Adriana Lúcia Bregge. Novas Tecnologias na Escola: discutindo avanços e retrocessos. 2005. 67f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamneto do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Nos últimos anos, todos sentiram o rápido desenvolvimento das redes de computadores e os grandes avanços tecnológicos na possibilidade de armazenamento de informação. Todo esse processo alterou o panorama social e fez com que muitas escolas adquirissem computadores modernos com a pretensão de modernização e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. No entanto, a escola continua transmitindo o conhecimento e formando o aluno de forma tradicional, requerendo uma discussão dos limites e das possibilidades abertas pelas novas tecnologias na educação. O objetivo do trabalho é avaliar e discutir, segundo referenciais teóricos, como a utilização do computador na escola tem contribuído para a construção do conhecimento e aquisição de novas competências e habilidades. Nesse sentido, é fundamental que a escola elabore uma proposta pedagógica que torne, de fato, o computador uma ferramenta útil de aprendizagem. Trocar idéias e conversar, ensinar e aprender sobre temas que interessam, acessar e buscar informações com o auxílio do computador são atividades cada vez mais comuns no cotidiano. O uso do computador na escola pode alterar de forma significativa a estrutura vertical e linear de interação com as informações e a construção individual e social do conhecimento. É na utilização do computador embasada em uma proposta pedagógica coerente, no trabalho técnico-pedagógico do professor e no acesso ao uso dos computadores, que possibilitará a contribuição das novas tecnologias na aquisição de competências e habilidades que desenvolvem o senso crítico, a flexibilidade de pensamento, as habilidades de leitura e análise dos textos e das imagens, a interaprendizagem, a auto-aprendizagem. Todas as possibilidades de utilização do computador na escola devem ser integradas com afetividade, humanismo e ética. Destaca-se, também, a necessidade de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto, pois seu desempenho conduzirá, de forma positiva, os alunos ao caminho da aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38143
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_albruy.pdf340,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.