Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38133
Tipo: TCC
Título: Maturação e desova de fêmea de camarão pitu, Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758)
Autor(es): Taniguchi, Fernando
Orientador: Ogawa, Masayoshi
Palavras-chave: Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste;Camarão - Criação;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: TANIGUCHI, Fernando. Maturação e desova de fêmea de camarão pitu, Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758). 2007. 31 f. Monografia (Graudação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: O presente trabalho procurou determinar o tempo de maturação de fêmeas de camarão pitu, Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758), assim como o tempo médio de incubação e acompanhar a desova. Foram feitas 12 observações com relação ao tempo de maturação e revisão bibliográfica sobre a determinação do índice gonadossomático dos estágios maduro (III) e esgotado (IV). O tempo de maturação variou entre 12 e 26 d. O tempo médio de incubação foi de 17,88 d (18 d), passando por três estágios bem definidos com diferentes colorações. A temperatura é um fator que influencia no tempo de maturação como foi demonstrado quando se comparou os resultados com outros trabalhos já publicados. As desovas foram observadas em aquários com água salobra, no total foram observadas 43 desovas, provenientes de fêmeas trazidas ovadas de capturas experimentais e de reproduções em laboratório.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38133
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_ftaniguchi.pdf33,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.