Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38132
Title in Portuguese: Acompanhamento da reversão sexual de pós-larvas de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, linhagem chitralada: o modelo de produção do Centro de Pesquisas em Aqüicultura (DNOCS), Pentecoste-CE, visualizado na forma de estágio supervisionado
Author: Sousa, Felipe Sindeaux de
Advisor(s): Costa, Francisco Hiran Farias
Keywords: Tilápia (Peixe) - Brasil, Nordeste
Tilápia do Nilo - Reversão sexual
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: SOUSA, Felipe Sindeaux de. Acompanhamento da reversão sexual de pós-larvas de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, linhagem chitralada: o modelo de produção do Centro de Pesquisas em Aqüicultura (DNOCS), Pentecoste-CE, visualizado na forma de estágio supervisionado. 2007. 25 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: O CPAq Rodolpho von lhering é uma das unidades de piscicultura do DNOCS, que ao longo dos anos vem investindo no desenvolvimento da aqüicultura com a introdução de novas espécies em seus reservatórios, desenvolvendo para estas, todo um pacote tecnológico com o propósito de incentivar uma política de desenvolvimento econômico e social para a região do semi-árido. O Centro de Pesquisas em Aqüicultura (CPAq) Rodolpho von Ihering, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), localizado no Município de Pentecoste — CE, desenvolve pesquisas em vários setores no âmbito da Aqüicultura. A produção de alevinos machos revertidos sexualmente de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), vem sendo um dos principais elementos de estudo nos últimos anos. O estágio foi realizado nas instalações do próprio CPAq, no período que corresponde aos meses de agosto e setembro de 2006. Durante esse período, fez-se o acompanhamento das tecnologias empregadas na produção de alevinos machos revertidos sexualmente de tilápia do Nilo, Oreochromis. niloticus, desde a seleção dos reprodutores, passando pelo processo de acasalamento, coleta de ovos, seleção e profilaxia dos ovos e larvas, incubação artificial, preparação e administração da ração contendo o hormônio masculinizante 17á — metiltestosterona, terminando na comercialização desses alevinos revertidos para produtores e afins. O mercado empregatício exige cada vez mais profissionais com uma maior dinâmica de conhecimentos. Deste modo, a realização do estágio supervisionado paralelamente ao curso de Engenharia de Pesca proporciona ao estudante um maior conhecimento teórico/prático de suas atividades, preparando o futuro profissional para os desafios que o serão impostos ao longo de sua carreira como Engenheiro de Pesca.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38132
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_fssousa.pdf29,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.