Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38128
Title in Portuguese: Avaliação do desenvolvimento do Camarão Branco do Pacífico Litopenaeus Vannamei (Boone, 1931) com diferentes dietas na fase de berçário em água Oligohalina
Author: Braga Neto, Francisco Hidalecio Ferreira
Advisor(s): Igarashi, Marco Antonio
Keywords: Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão marinho - Produção
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: BRAGA NETO, Francisco Hidalecio Ferreira. Avaliação do desenvolvimento do Camarão Branco do Pacífico Litopenaeus Vannamei (Boone, 1931) com diferentes dietas na fase de berçário em água Oligohalina. 2007. 43 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: A aquicultura é uma atividade que consiste na criação de organismos aquáticos sob condições controladas, que visa basicamente a obtenção de lucro e produção de alimentos. Neste contexto, a carcinicuitura marinha experimentou nestes últimos anos um espetacular crescimento na produção de camarões marinhos cultivados, com o desenvolvimento desta atividade nos países em desenvolvimento. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar o desenvolvimento do camarão marinho Litopenaeus vannamei com diferentes dietas na fase de berçário em água oligohalina, testando-se 4 tratamentos (A, B, C e D) com 3 repetições, em um delineamento inteiramente casualizado. Foram utilizadas pós-larvas com peso e comprimento médio inicial de 0,011 g e 9,78 mm, respectivamente, cultivadas a urna densidade de 22 pi's/L por um período de 10 dias. Durante o período de cultivo, os indivíduos foram alimentados de duas em duas horas, sendo as dietas ofertadas na proporção de 15% da biomassa total. Os parâmetros físico-químicos da água do cultivo foram medidos diariamente e os parâmetros biométricos observados no inicio e ao final do trabalho. A estatística utilizada foi Análise de Variância, teste de Tukey e o teste do Qui-quadrado, com nível de probabilidade de 5%. Os valores médios dos parâmetros físico-químicos da água apresentaram-se dentro das faixas de normalidade para o cultivo do camarão marinho na fase de berçário. Em relação às taxas de crescimento em peso e ao ganho em peso, verificou-se que o tratamento C não apresentou diferença estatística significativa para os tratamentos A e B (P > 0,05), mas, em relação ao tratamento O, diferiu estatisticamente (P < 0,05). Para os outros parâmetros biométricos, verificou-se que os tratamentos A, B e C foram iguais estatisticamente (P > 0,05), entretanto, os tratamentos B e C diferiram de D (P < 0,05). Na taxa de conversão alimentar, o tratamento D diferiu de A, B e C (P < 0,05). Para a taxa de sobrevivência verificou-se que os tratamentos foram iguais estatisticamente (P > 0,05). Portanto, as dietas dos tratamentos B e C são recomendadas como alimentos eficientes no desenvolvimento de pós-larvas do L. vannamei na fase de berçário em água oligohalina.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38128
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_fhfbneto.pdf47,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.