Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo |
Autor(es): | Santos, Carlos Átila Lima dos Barros, Gracy Kelly Amaral Lopes, Ligiane de Castro |
Palavras-chave: | Representações sociais;Professor ouvinte;Libras;Educação |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Transversal Revista em Tradução |
Citação: | SANTOS, Carlos Átila Lima dos; BARROS, Gracy Kelly Amaral; LOPES, Ligiane de Castro. Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 22-40, 2018. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos dos professores ouvintes acerca dos alunos surdos e seu ensino. Adotamos como referencial teórico Silva (2011), Lane (1992), Quadros e Perlin (2006), Sá (2002), Skliar (2006), Silveira (2011), Strobel (2008) que discutem o tema da surdez e das representações sociais. Analisamos a repercussão da Lei de Libras 10.436\02 e do Decreto 5.626\05 na formação desses professores. Para tanto, realizamos entrevistas com dezessete profissionais, incluindo professores e diretores de duas escolas do município de Caucaia. Os resultados revelaram que a maioria dos professores cursou a disciplina de Libras, na época da sua graduação, entretanto, apresentam lacunas em sua formação, no que se refere ao conhecimento da cultura surda, da Libras e da educação de surdos. Concluímos que a Lei 10.436\02 e Decreto 5.626\05 trouxeram avanços como o reconhecimento da Libras, a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, entretanto, no âmbito da rede regular de ensino, há muito o que ser discutido nas escolas a fim de garantir uma efetiva inclusão dos alunos surdos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105 |
ISSN: | 2446-8959 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_calsantosgkabarros.pdf | 345,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.