Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38089
Title in Portuguese: Acompanhamento de manejo de recria e terminação de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, linhagem chitralada em viveiros escavados na Fazenda Jaburu, Apuiarés-Ce
Author: Jucá, Deise de Sousa Falcão Cunha
Advisor(s): Conceição, Raimundo Nonato Lima
Co-advisor(s): Matos, Antonio Roberto Barreto
Keywords: Tilápia (Peixe)
Tilápia do Nilo - Criação
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: JUCÁ, Deise de Sousa Falcão Cunha. Acompanhamento de manejo de recria e terminação de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, linhagem chitralada em viveiros escavados na Fazenda Jaburu, Apuiarés-Ce. 2007. 27 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: A piscicultura é uma atividade que mais vem crescendo nos últimos anos, com um destaque especial para a tilapicultura, pois hoje a tilápia se enquadra como a segunda espécie de peixe mais cultivada no mundo. Um dos sistemas para expandir a cultura seria sua criação em viveiros escavados. A Fazenda Jaburu, localizada em Apuiarés-CE, vem destinando-se à essa atividade, utilizando este sistema.. A Fazenda apresenta uma produção mensal de 5.500 kg de tilápia com único destino o mercado de Fortaleza. O objetivo do presente estágio foi obter conhecimentos a respeito das técnicas envolvidas na produção comercial da tilápia do Nilo em sistema de viveiro escavado, na fazenda citada. Durante o período de junho de 2006 a junho de 2007, foram acompanhadas todas as ,e tapas da cadeia produtiva da tilápia na fazenda, desde a aquisição dos alevinos revestidos sexualmente até a sua comercialização. A fazenda Jaburu conta com uma área de 3,4 ha de espelho d'água, divididos em 20 viveiros de áreas diversas, incluindo os berçários. Também foram observados aspectos relativos à alimentação e crescimento dos indivíduos nas 27 semanas de cultivo. Dependendo da demanda do mercado local, o preço médio da tilápia chega a R$ 3,20 reais/quilo. O estágio realizado foi importante para a obtenção de conhecimentos técnicos que serão úteis durante a carreira de Engenheira de Pesca.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38089
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_dsfcjuca.pdf27,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.