Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38075
Title in Portuguese: Considerações gerais sobre reuso de água tratada no cultivo de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus: análise comparativa de resultados experimentais
Author: Cavalcanti, Deborah de Freitas Guimarães
Advisor(s): Oliveira, Moisés Almeida de
Keywords: Tilápia (Peixe) - Brasil, Nordeste
Tilápia do Nilo - Criação
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: CAVALCANTI, Deborah de Freitas Guimarães. Considerações gerais sobre reuso de água tratada no cultivo de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus: análise comparativa de resultados experimentais. 2007. 36 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho mostra uma análise comparativa com trabalhos publicados na área de reúso de água, com enfoque na prática da piscicultura. Os trabalhos analisados foram publicados em diferentes regiões do país, sob o mesmo sistema de cultivo, cultivo de peixe em lagoas de estabilização, a fim de analisar a viabilidade da criação desses organismos em sistemas de tratamento de águas residuárias. A espécie escolhida pelos autores estudados foi a tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, devido a sua boa adaptabilidade a diferentes condições de cultivo. Foram analisados vários parâmetros físicoquímicos como temperatura, pH, Oxigênio Dissolvido (OD), nitrogênio, transparência da água, a fim de mostrar um fiel perfil da qualidade da água em que estava sendo praticado o cultivo, parâmetros estes escolhidos em comum aos três autores, pois se trata de uma análise comparativa. Os diferentes resultados mostraram um bom resultado da prática de cultivo de peixes em lagoas de estabilização, promovendo em conjunto com o crescimento dos mesmos, uma melhoria na qualidade da água em questão. Conclui-se que a criação de tilápia do Nilo se torna mais viável em viveiros situados fora das lagoas de estabilização, por se tratar de um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos peixes e a sua sobrevivência. Constatou-se também o efeito benéfico do uso de aeradores mecânicos alcançando melhores resultados na produção se comparados com viveiros que não usaram desse recurso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38075
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_dfgcavalcanti.pdf37,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.