Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38075
Tipo: TCC
Título: Considerações gerais sobre reuso de água tratada no cultivo de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus: análise comparativa de resultados experimentais
Autor(es): Cavalcanti, Deborah de Freitas Guimarães
Orientador: Oliveira, Moisés Almeida de
Palavras-chave: Tilápia (Peixe) - Brasil, Nordeste;Tilápia do Nilo - Criação;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: CAVALCANTI, Deborah de Freitas Guimarães. Considerações gerais sobre reuso de água tratada no cultivo de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus: análise comparativa de resultados experimentais. 2007. 36 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: O presente trabalho mostra uma análise comparativa com trabalhos publicados na área de reúso de água, com enfoque na prática da piscicultura. Os trabalhos analisados foram publicados em diferentes regiões do país, sob o mesmo sistema de cultivo, cultivo de peixe em lagoas de estabilização, a fim de analisar a viabilidade da criação desses organismos em sistemas de tratamento de águas residuárias. A espécie escolhida pelos autores estudados foi a tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, devido a sua boa adaptabilidade a diferentes condições de cultivo. Foram analisados vários parâmetros físicoquímicos como temperatura, pH, Oxigênio Dissolvido (OD), nitrogênio, transparência da água, a fim de mostrar um fiel perfil da qualidade da água em que estava sendo praticado o cultivo, parâmetros estes escolhidos em comum aos três autores, pois se trata de uma análise comparativa. Os diferentes resultados mostraram um bom resultado da prática de cultivo de peixes em lagoas de estabilização, promovendo em conjunto com o crescimento dos mesmos, uma melhoria na qualidade da água em questão. Conclui-se que a criação de tilápia do Nilo se torna mais viável em viveiros situados fora das lagoas de estabilização, por se tratar de um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos peixes e a sua sobrevivência. Constatou-se também o efeito benéfico do uso de aeradores mecânicos alcançando melhores resultados na produção se comparados com viveiros que não usaram desse recurso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38075
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_dfgcavalcanti.pdf37,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.