Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38050
Tipo: Artigo de Evento
Título: Formação de professores e o ensino da história e geografia no Curso de Pedagogia da UFC
Autor(es): Viana, Katyuscia Mota
Palavras-chave: Análise;Formação de Professores;Ensino de História e Geografia;Curso de Pedagogia
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: VIANA, Katyuscia Mota. Formação de professores e o ensino da história e geografia no Curso de Pedagogia da UFC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2298-2310.
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir da disciplina de Estágio Supervisionado em Fundamentos (filosóficos, históricos, sociológicos e psicológicos) e Didática, como disciplina obrigatória do currículo para a conclusão do curso de Pedagogia. É muito importante para os futuros pedagogos analisar a formação de professores à luz da realidade educacional e suas relações com a sociedade, tendo como base estudos científicos a respeito do tema, assim como as experiências acumuladas no decorrer do curso e nas vivências já como profissional dentro das diversas instituições educacionais. É necessário também compreender criticamente os paradigmas sócio-educacionais dominantes e como estes estão sendo transmitidos no momento da formação de professores, o que repercute na realidade escolar do trabalho docente e até mesmo na política educacional. Para tanto nosso campo de análise foi o curso de Pedagogia com habilitação para o magistério. A disciplina foi o Ensino da História e Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ministrada pelo Professor Luís Távora no turno noturno e no período 2008.1 da Universidade Federal do Ceará. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38050
ISBN: 85 7485 099 3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_kmviana2.pdf319,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.