Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38023
Title in Portuguese: Crescimento e terminação de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus,linhagem Chitralada, em tanques-rede: o modelo de produção da fazenda Jaramataia, Maranguape-CE, visualizado na forma de estágio supervisionado
Author: Medeiros, Allison Paulino
Advisor(s): Costa, Francisco Hiran Farias
Keywords: Tilápia (Peixe) - Brasil, Nordeste
Tilápia-do-Nilo - Criação
Pisicultura
Tilapicultura
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: MEDEIROS, Allison Paulino. Crescimento e terminação de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus,linhagem Chitralada, em tanques-rede: o modelo de produção da fazenda Jaramataia, Maranguape-CE, visualizado na forma de estágio supervisionado. 2007. 32 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: A fazenda Jaramataia, localizada em Amanari, e área total de 626ha, distrito de Maranguape — CE, vem se destacando no ramo da tilapicultura desde 1992. Com uma estrutura bem instalada e organizada, a piscicultura Jaramataia possui um açude com 60ha de lâmina d'água, sendo localizado por inteiro dentro das limitações da fazenda. Tida como referência na atividade da tilapicultura, a Piscicultura Jaramataia desenvolve suas atividades em todos os segmentos de produção, larvicultura, alevinagem e engorda em tanques-rede. Para a realização deste estágio supervisionado foram acompanhadas as atividades do segmento de engorda ou comumente chamado de fase de crescimento e terminação. Os dados obtidos neste trabalho foram coletados no período de março de 2003 a dezembro de 2006. Para este segmento a Pisciculura Jaramataia utiliza 40 tanques-rede e quatro berçários com volumes úteis de 6m3 e 4m3, respectiamente. Seguindo um cronograma de produção onde a cada mês são povoados e despescados 8 tanques-rede e utilizando uma densidade de estocagem final de 120kg/m3, consegue-se se atingir a produção de 5760kg/mês. A fase de crescimento e terminação encontra-se dividida em duas etapas, uma fase em berçário com duração de 14 dias e uma fase final em tanques-rede com duração de 133 dias, totalizando um ciclo de cultivo de 147 dias. Durante este período há um crescimento observado de 770g (peso inicial de 30g e final de 800g), com conversão alimentar (FCA) de 1.65 ; 1.00 e ganho de peso por dia (GPD) de 5,21g. A comercialização da produção é realizada na própria fazenda onde os principais clientes são bicicleteiros e motociclistas que praticam vendas de porta em porta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38023
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_apmedeiros.pdf33,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.