Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37971
Tipo: TCC
Título: Atitudes e comportamentos das comunidades costeiras relacionados à preservação do peixe-boi marinho no estado do Ceará: o caso de Icapuí
Autor(es): Souza, Heloisa Cunha de
Orientador: Araújo, Rogério César Pereira de
Palavras-chave: Peixe-boi marinho - Preservação;Mamíferos marinhos;Mamíferos erbívoros;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2008
Citação: SOUZA, Heloisa Cunha de. Atitudes e comportamentos das comunidades costeiras relacionados à preservação do peixe-boi marinho no estado do Ceará: o caso de Icapuí. 2008. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: Único mamífero marinho herbívoro existente, o peixe-boi marinho, Trichechus manatus manatus (Linnaeus, 1758) atualmente encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção do IBAMA (2001) e da IUCN (2000). A ocorrência dessa espécie no litoral do município de Icapuí, Estado do Ceará, frente à sua forte interação com as comunidades costeiras locais, configura-se motivo de imensa preocupação quanto à sua preservação e justifica, portanto, a realização desta pesquisa. Nesse sentido, durante o período de 5 a 8 de novembro de 2008, foram aplicados 57 questionários do tipo estruturado junto às lideranças e representantes do poder municipal de Icapuí. Composto por uma escala simétrica (Likert) de 34 questões fechadas, pontuadas entre cinco níveis discretos e crescentes de intensidade, indo do discordo fortemente (1) ao concordo fortemente (5), segundo o teste de confiabilidade Cronbach's Alpha (0,8083), o questionário explorou satisfatoriamente as atitudes e comportamentos das comunidades costeiras de Icapuí quanto à existência e efetividade das leis de preservação da biodiversidade marinha, efetividade do poder público e relação com os recursos naturais. Aplicado análise estatística descritiva aos dados, foi observado que o perfil médio dos respondentes foi do sexo masculino, casado, com a idade em torno dos 40 anos e possuidor de título de nível superior ou em vias de obtê-lo. E no que se refere ao peixe-boi marinho, pode ser concluído que a comunidade de Icapuí apresentou um comportamento positivo para preservação da espécie. Contudo, a evidenciada insatisfação da comunidade com os órgãos ambientais competentes e com o poder público local, além da falta de entendimento das leis de preservação da biodiversidade marinha, se mostraram como desafio às ações conservacionistas no município.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37971
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_hcsouza.pdf75,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.