Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37946
Title in Portuguese: Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais
Author: Fernandes, Tereza Liduina Grigório
Viana, Tania Vicente
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Alunos com deficiência
Estudo documental
Issue Date: 2010
Publisher: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: Fernandes, T. L. G.; Viana, T. V. (2010)
Abstract in Portuguese: A prática tradicional da avaliação da aprendizagem tem se mostrado prejudicial a todos os alunos, com ou sem deficiência, visto enfatizar a memorização e reprodução do conhecimento, ao invés de estimular o pensamento crítico e criativo. As avaliações são pontuais e o desempenho escolar é abordado através da perspectiva do produto, em detrimento de uma compreensão processual do ato de aprender. No caso das pessoas com deficiência, os procedimentos avaliativos podem gerar situações impróprias para a evolução da aprendizagem e prejudiciais para a autoestima, ocasionando um histórico escolar insatisfatório e mesmo a evasão escolar (ANDRÉ; DARSIE, 1999; BEYER, 2006; HOFFMANN, 2008; KASSAR, 1999; LUCKESI, 2005; MARCKESI; MARTÍN, 1995; PERRENOUD, 1999). [...]
Description: FERNANDES, Tereza Liduina Grigório; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 867-883.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37946
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 85 7485 099 3
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_tlgfernandestvviana.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.