Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945
Title in Portuguese: Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos
Author: Benevides, Marta Cavalcante
Leitão, Vanda Magalhães
Viana, Tania Vicente
Keywords: Avaliação formativa
Inclusão
Estudantes deficientes
Ensino Superior
Issue Date: 2010
Publisher: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: Benevides, M. C.; Leitão, V. M.; Viana, T. V. (2010)
Abstract in Portuguese: A avaliação da aprendizagem é uma tarefa didática necessária ao trabalho docente, constituindo elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. Avaliação e exame expressam, porém, conceitos diferentes. As provas escolares tradicionais caracterizam, na verdade, situações de exame, ainda amplamente utilizadas em sala de aula de forma classificatória, coercitiva e punitiva. Na atualidade, advoga-se a necessidade de uma prática avaliativa dialógica, informativa e corretiva, concretizada através de uma ação contínua e remediadora. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem é posicionada no quadro de uma problemática mais ampla, adquirindo sentido na luta contra o fracasso escolar e a desigualdade (HADJI, 2001; HOFFMANN, 2005, 2008; LUCKESI, 2001, 2005; PERRENOUD, 1999). [...]
Description: BENEVIDES, Marta Cavalcante; LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: avaliação de aspectos pedagógicos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 913-929.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37945
metadata.dc.type: Artigo
ISBN: 85 7485 099 3
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_mcbenevidesvmleitao.pdf343,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.