Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37871
Tipo: Artigo de Evento
Título: Manual de leitura de resultados do PAIC de matemática: análises e intervenções
Autor(es): Freire, Emanuella Sampaio
Monteiro, Paula Sandra Fernandes
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Marques, Cláudio de Albuquerque
Palavras-chave: Manual de leitura;PAIC;Eixo de Avaliação Externa;Prova de matemática
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Freire, E. S.; Monteiro, P. S. F.; Carvalho, A. O. P.; Marques, C. A. (2010)
Resumo: Ao longo de quatro anos, o Eixo de Avaliação Externa do PAIC vem desenvolvendo um trabalho intensivo com a construção de instrumentos de avaliação diagnóstica de língua portuguesa aplicados no 2º ano, 3º ano, 4º e 5º anos. A partir de 2010, além de todos esses, foram também elaborados dois novos instrumentos de avaliação: um de língua portuguesa para o 1°ano e outro de matemática para o 3º, 4º e 5º anos. A proposta de elaborar um prova de matemática surgiu a partir da constatação da importância da matemática como meio facilitador para resolver problemas da vida cotidiana e das situações no mundo do trabalho. Ademais é uma disciplina essencial para a construção de conhecimento em outras áreas curriculares, pois “interfere na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.” (PCN, 1998, pg. 15) [...]
Descrição: FREIRE, Emanuella Sampaio; MONTEIRO, Paula Sandra Fernandes; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. Manual de leitura de resultados do PAIC de matemática: análises e intervenções. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 336-351.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37871
ISBN: 85 7485 099 3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_esfreirepsfmonteiro.pdf861,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.