Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37765
Tipo: TCC
Título: A literatura infantil como incentivo à formação de leitores
Autor(es): Nunes Junior, José Otávio Meneses
Orientador: Portácio, Denílson Albano
Palavras-chave: Literatura Infantil;Vontade de ler
Data do documento: 2005
Citação: Nunes Junior, J. O. M.; Portácio, D. A. (2005)
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o uso da Literatura Infantil como incentivo à formação de leitores. A justificativa para a escolha do tema se deu pelo reconhecimento da importância de utilizar a Literatura Infantil como recurso de aquisição da aprendizagem da leitura e como formação para hábil leitor. As atividades envolvendo o desenvolvimento da leitura com a criança parecem se restringirem somente a Educação Infantil. No entanto é preciso reconhecer que a leitura estará presente em toda a vida do estudante, e isso deve ser encarado pela própria escola, no sentido de viabilizar um conhecimento gradativo por parte dos alunos com o processo de leitura. Desse modo, a escola deve realizar constantemente atividades que despertem no estudante a vontade de ler, de desenvolver suas aptidões leitoras, de forma a favorecer a formação de um leitor proficiente, ou seja, capaz de entender o texto escrito e dele tirar proveito para a sua vida. Para a construção da monografia, foi necessário servir-se da revisão da bibliografia como instrumento de pesquisa, onde os autores Silva (1992), Ribeiro (1994), Silveira (1996), Cagliari (1997) e outros contribuíram para a formação dos conceitos pertinentes à utilização da Literatura Infantil como instrumento incentivador à formação leitora no educando. Conclui-se que a Literatura Infantil caracteriza-se como excelente instrumento de incentivo à leitura. Quando o aluno inicia o seu processo de intervenção diante daquilo que lê, ele está desenvolvendo o seu conceito de bom e mau dentro do texto literário, detectando as falhas daquele que escreve e por isso, se capacita a opinar diante dos temas que se propõe a ler.
Descrição: NUNES JUNIOR, José Otávio Meneses. A literatura infantil como incentivo à formação de leitores. 2005. 54f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37765
Aparece nas coleções:ELFL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_jomnunesjunior.pdf310,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.