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Tipo: Artigo de Evento
Título: Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
Autor(es): Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Ensino fundamental;Educação pública municipal;Rede Pública de Teresina
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 21-27.
Resumo: Atualmente, muito se tem falado em avaliação como via de possibilidade de melhoria da educação, é um tema em pauta, no entanto, as expectativas não condizem com a realidade educacional brasileira, na medida em que os números apresentados por sistemas avaliativos de aprendizagens, como o Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) demonstram que a aprendizagem dos estudantes é negativa e sem qualidade, da mesma forma é alto o índice de reprovação das escolas brasileiras, e baixo o nível de aprendizagem dos nossos alunos de ensino médio e até mesmo da universidade. Constata-se que os atores sociais que conduzem e participam da prática escolar que deveriam procurar conhecer e trabalhar com a significação da aprendizagem dos alunos e alunas, muitas vezes buscam apenas a verificação e não avaliação. Dessa forma, é pretensão deste trabalho, verificar como professores e alunos trabalham com a avaliação, observando as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim como as ações externas da rotina escolar, portanto da avaliação, buscará analisar concepções e práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas pelos sujeitos (professores(as) e alunos(as)) que podem ser os principais atores no acompanhamento do processo ensino e aprendizagem, permitindo assim a real contribuição da avaliação para uma aprendizagem significativa, pois conforme Esteban et all (2000, p. 16-17) é preciso reconstruir o processo de avaliação, de forma que possa haver articulação do mesmo para com a aprendizagem, desenvolvendo assim o compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com a pluralidade, com o respeito às diferenças, com a construção coletiva que se faz necessária à formação humana. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743
ISBN: 85 7485 098 5
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