Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37642
Tipo: TCC
Título: Uma abordagem pedagógica na educação do adolescente deficiente visual
Autor(es): Ramos, Rosana Nunes
Palavras-chave: Inclusão;Educação
Data do documento: 2003
Citação: Ramos, R. N. (2003)
Resumo: Esta monografia teve como objetivo conhecer melhor a educação e profissionalização dos deficientes visuais nas escolas regulares, nas escolas especiais e como é feita a inclusão desses alunos. Para a fundamentação teórica sobre a educação dos deficientes visuais alguns autores foram imputados para uma melhor compreensão de como o aluno deficiente visual apreende. Foi ainda analisando a história, esta parcela significativa de crianças foi e vem sendo tratada e como os limites impostos pela ausência de percepção visual, ameaça o desenvolvimento de uma criança deficiente visual e a sua adaptação a um mundo que faz uso abusivo de estímulos visuais. Buscamos também esclarecer alguns aspectos apresentando na educação de deficientes visuais, bem como os aspectos psicológicos, a aprendizagem, o perfil e a educação profissional na busca de inserir no mercado de trabalho e de envolvê-la como educando no contexto de cidadania. As orientações legais da nova LDB ( Lei 9394/96 ) e da Constituição Federal também foram usadas como base para a compreensão dos avanços da lei no reconhecimento destas crianças à escolarização e cidadania. Constata-se que, apesar do enorme esforço do professor de ensino itinerante das escolas da rede publica de ensino do município de Fortaleza. Há muito ainda a ser feito para solucionar alguns dos aspectos mais urgentes da educação de deficientes visuais.
Descrição: RAMOS, Rosana Nunes. Uma abordagem pedagógica na educação do adolescente deficiente visual. 2003. 36f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37642
Aparece nas coleções:EICESREUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_rnramos.pdf220,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.