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dc.contributor.advisorMagalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva-
dc.contributor.authorSalles, Regina Célia Praxedes de-
dc.date.accessioned2018-11-23T18:00:40Z-
dc.date.available2018-11-23T18:00:40Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSalles, R. C. P.; Magalhães, R. C. B. P. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639-
dc.descriptionSALLES, Regina Célia Praxedes de. Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza. 2003. 73f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEducação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo monográfico teve como objetivo realizar uma descrição e análise das concepções de professores de educação física acerca da possibilidade de inclusão de alunos com necessidades educacionais especi-ais(NEEs) nas suas aulas. Tomamos como objeto a informação que esse pro-fissional tem sobre a inclusão de crianças especiais em suas aulas, e as contribuições que ela oferece à essas crianças de expandir-se através de seus movimentos.Inicialmente esclarecemos quanto à conceituação e caracterização das pessoas portadoras de necessidades especiais, suas limitações e potencialidades. Mostramos, ainda, como esses profissionais possam viabilizar atividades físicas, desportivas, recreativas, para as pessoas portadoras de deficiência, através das principais filosofias e métodos de trabalho de Educação Física, bem como das modalidades esportivas e adaptações de regras praticadas em eventos esportivos. Realizamos, finalmente, uma pesquisa junto a uma amostra de 50 professores de educação física que atuam em Fortaleza-CE a qual demonstrou a fragilidade da formação destes profissionais e suas dificuldades para realizar aulas de educação física que incluam alunos com NEEs. Este estudo contribuiu, portanto, para apontar as necessidades que estes professores têm de ampliarem seus conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão e, assim, construírem uma prática pedagógica que garanta as pessoas com NEEs seu direito a uma escola inclusiva e democrática.pt_BR
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