Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639
Título: Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza
Autor(es): Salles, Regina Célia Praxedes de
Orientador(es): Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Educação Física
Data do documento: 2003
Citação: Salles, R. C. P.; Magalhães, R. C. B. P. (2003)
Resumo: Este estudo monográfico teve como objetivo realizar uma descrição e análise das concepções de professores de educação física acerca da possibilidade de inclusão de alunos com necessidades educacionais especi-ais(NEEs) nas suas aulas. Tomamos como objeto a informação que esse pro-fissional tem sobre a inclusão de crianças especiais em suas aulas, e as contribuições que ela oferece à essas crianças de expandir-se através de seus movimentos.Inicialmente esclarecemos quanto à conceituação e caracterização das pessoas portadoras de necessidades especiais, suas limitações e potencialidades. Mostramos, ainda, como esses profissionais possam viabilizar atividades físicas, desportivas, recreativas, para as pessoas portadoras de deficiência, através das principais filosofias e métodos de trabalho de Educação Física, bem como das modalidades esportivas e adaptações de regras praticadas em eventos esportivos. Realizamos, finalmente, uma pesquisa junto a uma amostra de 50 professores de educação física que atuam em Fortaleza-CE a qual demonstrou a fragilidade da formação destes profissionais e suas dificuldades para realizar aulas de educação física que incluam alunos com NEEs. Este estudo contribuiu, portanto, para apontar as necessidades que estes professores têm de ampliarem seus conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão e, assim, construírem uma prática pedagógica que garanta as pessoas com NEEs seu direito a uma escola inclusiva e democrática.
Descrição: SALLES, Regina Célia Praxedes de. Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza. 2003. 73f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639
Tipo: TCC
Aparece nas coleções:EICESREUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_rcpsalles.pdf712,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.