Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639
Título em portugués: Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza
Autor: Salles, Regina Célia Praxedes de
Tutor(es): Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
Palabras clave : Necessidades educativas especiais
Educação Física
Fecha de publicación : 2003
Citación : Salles, R. C. P.; Magalhães, R. C. B. P. (2003)
Resumen en portugués: Este estudo monográfico teve como objetivo realizar uma descrição e análise das concepções de professores de educação física acerca da possibilidade de inclusão de alunos com necessidades educacionais especi-ais(NEEs) nas suas aulas. Tomamos como objeto a informação que esse pro-fissional tem sobre a inclusão de crianças especiais em suas aulas, e as contribuições que ela oferece à essas crianças de expandir-se através de seus movimentos.Inicialmente esclarecemos quanto à conceituação e caracterização das pessoas portadoras de necessidades especiais, suas limitações e potencialidades. Mostramos, ainda, como esses profissionais possam viabilizar atividades físicas, desportivas, recreativas, para as pessoas portadoras de deficiência, através das principais filosofias e métodos de trabalho de Educação Física, bem como das modalidades esportivas e adaptações de regras praticadas em eventos esportivos. Realizamos, finalmente, uma pesquisa junto a uma amostra de 50 professores de educação física que atuam em Fortaleza-CE a qual demonstrou a fragilidade da formação destes profissionais e suas dificuldades para realizar aulas de educação física que incluam alunos com NEEs. Este estudo contribuiu, portanto, para apontar as necessidades que estes professores têm de ampliarem seus conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão e, assim, construírem uma prática pedagógica que garanta as pessoas com NEEs seu direito a uma escola inclusiva e democrática.
Descripción : SALLES, Regina Célia Praxedes de. Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza. 2003. 73f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639
metadata.dc.type: TCC
Aparece en las colecciones: EICESREUFC - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_tcc_rcpsalles.pdf712,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.