Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37563
Tipo: TCC
Título: Genealogia da guarda municipal e defesa civil de Fortaleza 1959 a 2009 cinquenta anos de transformações
Autor(es): Santos, Francisco Nacelio Fragoso dos
Orientador: Almeida, Rosemary de Oliveira
Palavras-chave: Guarda Municipal;Mudanças;Geração
Data do documento: 2009
Citação: Santos, F. N. F.; Almeida, R. O. (2009)
Resumo: No municipio de Fortaleza podemos focalizar a Guarda Municipal Defesa Civil de Fortaleza de fundamental importância na área de Segurança Pública, no que diz respeito as premissas municipais, fazendo crer na tese que é de extrema necessidade um sistema de Segurança Pública Municipal como parte fundamental desta capital. Tenho, nesta pesquisa, uma perspectiva de elencar pontos da historicidade da instituição que podem ser os sustentáculos de mensuração das especificidades de gerações de servidores, na perspectiva de perceber que as diferenças e os conflitos são a base principal de sua força e que devem ser focados na cidadania e democracia. Fortaleza é composta de diversidades e atrativos para todos os gostos dignos de elogios, porém, tanto quanto suas atrações são seus problemas estruturais, culturais e sociais. Esses problemas não têm causas específicas, mas sim interligações provenientes de diversos fatores, necessitado de diferentes intervenções por parte do Estado para prováveis soluções. Neste trabalho, entretanto, delimitarei o estudo para o contexto da Segurança Pública Municipal, mais especificamente o “Cinquentenário da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza”, fazendo um histórico questionador das transformações ocorridas na instituição no período de 1959 a 2009. A pesquisa se delimita sobre a Segurança Pública no âmbito municipal e sua relação direta com as gerações de servidores de seus quadros, sendo foco da pesquisa a averiguação de como, por que e onde ocorreram transformações neste setor. Por outro viés, pretendo trazer uma versão sucinta da data comemorativa de meio século de existência da Guarda Municipal de Fortaleza e as competências da segurança no município, sendo o papel do Guarda Municipal de fundamental relevância para o munícipe. Outros pontos periféricos sobre segurança municipal serão discorridos, tais como: abordagem entre as antigas metodologias empregadas para o atendimento ao cidadão e as novas ferramentas disponíveis para a profissionalização dos servidores das Guardas Municipais; a relação direta como defensora dos diretos humanos e da cidadania, e como essa cidadania se faz presente nos moldes internos dos acontecimentos institucionais, e, também, o que está sendo discutido no Brasil sobre Guardas Municipais. Neste contexto a intenção é fazer uma abordagem dialética em relação às perspectivas de uma nova cultura de atendimento e às necessidades de um sistema de segurança pública municipal, tendo o cidadão como o principal valor a ser cuidado.
Descrição: SANTOS, Francisco Nacelio Fragoso dos. Genealogia da guarda municipal e defesa civil de Fortaleza 1959 a 2009 cinquenta anos de transformações. 2009. 67f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Policiamento Comunitário, Fortaleza (CE), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37563
Aparece nas coleções:EPC - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_fnfsantos.pdf625,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.