Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544
Title in Portuguese: SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
Author: Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes
Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
Keywords: Avaliação
SPAECE
Aprendizagem
Ensino Médio
Issue Date: 2015
Publisher: RECEI Revista Ensino Interdisciplinar
Citation: SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015.
Abstract in Portuguese: A avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2447-0783
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_fdgsantos.pdf391,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.