Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37541
Tipo: TCC
Título: Dança em cadeira de rodas: rompendo barreiras
Autor(es): Silva, Renata Távora de França
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Dança em Cadeira de Rodas: Rompendo Barreiras;Uso da dança com pessoas com deficiência
Data do documento: 2006
Citação: Silva, R. T. F.;Ferreira, G. M. M. (2006)
Resumo: A Monografia “Dança em Cadeira de Rodas: Rompendo Barreiras”, constitui-se como uma proposta de trabalho, experimentada pela autora junto à Cia de Dança Sobre Rodas, durante o período de 2003 à 2006. Tem por objetivo central apresentar a construção de uma metodologia inovadora do uso da dança com pessoas com deficiência, que utilizam cadeiras de rodas, identificando suas possibilidades, dificuldades, além dos resultados na melhoria da qualidade de vida desse grupo. Como pressupostos teóricos foram adotados no tocante aos estudos sobre a deficiência, os autores: Jenny Bryan, Pedro Panot Morato, Romeu Kazumi Sassaki e Ademir De Marco, sobre o trabalho com o corpo e a dança, os autores: Maria Fux, Gerda Alexander, Heloisa Bruhns, Cristina Cairo, Edson Claro e Roger Garaudy, finalmente sobre a dança em cadeira de rodas as principais autoras foram Rosângela Bernabé, Berta Vishnivetz e Gerda Alexander. Esta Monografia está estruturada em três capítulos, No primeiro é abordado o percurso histórico da deficiência no mundo, as formas de sua compreensão pelas várias sociedades através dos tempos. No segundo, são tratadas as formas como o corpo é capaz de se expressar através da dança. No terceiro, é apresentada a proposta de trabalho da autora, a criação de metodologias, estratégias, recursos e o processo de trabalho, assim como, sua execução no período de três anos junto à Cia de Dança sobre Rodas, realizada conjuntamente por cinqüenta e cinco ( 55 ) pessoas com deficiência e dez (10) pessoas bailarinas sem deficiências. Trabalha-se nesse capítulo, como os alunos reconhecem a si mesmos através de outros corpos, realizam o contato com a cadeira de rodas, fazem o percurso da cadeira até o chão e a redescoberta da cadeira de rodas como parte do corpo da pessoa com deficiência que usa a cadeira de rodas para se mover e para dançar. Na discussão apresenta-se os resultados que mostram a dança como uma excelente via da promoção da conscientização e auto descoberta proporcionando o desabrochar e o desenvolvimento de talentos, capacitando o deficiente à “ verticalidade “ , pelo uso da cadeira fundada sobre o desejo de mover a vida, finalmente mostra que a dança proporcionou também o fortalecimento da auto-estima da pessoa com deficiência, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida, na sua sociabilidade e no exercício de sua cidadania.
Descrição: SILVA, Renata Távora de França. Dança em cadeira de rodas: rompendo barreiras. 2006. 80f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37541
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_rtfsilva.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.